Voluntários resgatam jovem no alto de uma torre no centro de Bananal


"O Passado é história, o Futuro é mistério, e o Hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de... Presente!"

Provérbio Chinês

Uma jovem de aproximadamente 20 anos subiu na torre de celular localizada na avenida Barão de Joatinga, centro de Bananal, no início da noite de segunda-feira, 9 de setembro. A torre fica próxima da rodoviária de Bananal.

Rapidamente se formou uma concentração de pessoas na via de mão única. Polícia e SAMU chegaram ao local minutos depois. A jovem acabou sendo resgatada por dois voluntários que chegaram ao local.

O policial civil Luiz Cosme Martins de Souza, que está de licença do cargo de investigador devido à lei eleitoral, estava nas imediações quando foi avisado por um amigo. Logo ao chegar, conseguiu conversar com a jovem. Ela concordou que ele subisse até onde estava, numa altura estimada entre 35 e 40 metros.

Ao chegar, Martins constatou que a jovem estava "travada", tremendo muito. Em seguida, ela fez alguns desabafos e disse precisar de ajuda. Martins literalmente a abraçou para diminuir o risco de queda, protegendo a jovem entre seu corpo e as vigas da torre. O espaço entre os vãos metálicos dificultava a locomoção, mas eles conseguiram descer lentamente, ajudados pelo bombeiro aposentado Luiz Ricardo, que integra o corpo de brigadistas voluntários de Bananal. Corajosamente, os dois fizeram a escalada sem qualquer equipamento de proteção, diante da urgência de se evitar uma tragédia e preservar a vida da jovem.

Já no chão, ela foi acolhida pela equipe médica e internada na Unidade de Saúde de Bananal, acompanhada de seus familiares. Ela confirmou para eles que aceitará o tratamento e se recupera bem.

É importante destacar que sempre haverá alguém pronto para conversar e ajudar quando uma pessoa se encontra abalada e atormentada por esse tipo de pensamento.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O atendimento do CVV é realizado através do número 188 ou pelo site https://cvv.org.br/.

Por Ricardo Nogueira

Postagem Anterior Próxima Postagem