Paróquia divulga programação da Semana Santa.

Igreja Matriz de Bananal.
 
A Paróquia do Senhor Bom Jesus do Livramento divulgou, através de folder, a programação dos ritos sagrados a serem realizados desde o período que antecede a Semana Santa até o Domingo de Páscoa.
Os eventos têm transcorrido desde a noite do dia 02 de abril com o traslado da imagem do Senhor dos Passos em procissão que saiu da Igreja Matriz e percorreu as ruas centrais até a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.
Entre os dias 10 e 16 está ocorrendo a Celebração das Dores de Nossa Senhora em missas celebradas às 19 horas.
O Domingo de Ramos, no próximo dia 17, será a abertura da Semana Santa em concentração na Praça Rubião Júnior (do Rosário) a partir das 17:30 horas, com a Bênção de Ramos e procissão que seguirá até a Matriz.
Na segunda-feira (dia 18), haverá a Via Sacra das Comunidades a partir das 19 horas.
Na terça, dia 19, a Igreja Matriz estará aberta para o sacramento da Confissão a partir das 20 horas.
A Procissão do Encontro será realizada às 19:30 horas de quarta-feira, dia 20. O andor com a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja Matriz e seguirá pelas ruas Manoel de Aguiar e Olegário Ramos. Já o andor com a imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da Igreja da Boa Morte, descendo pela ponte Lee Costa Cabral e seguindo pela rua Ernani Graça. O encontro das imagens será na junção das ruas Olegário Ramos e Ernani Graça, nas proximidades do Sindicato Rural.
Na Quinta-Feira Santa, em 21 de abril, haverá às 19 horas celebração da Santa Missa da Instituição da Eucaristia, seguida pela solene trasladação do Santíssimo que sairá da Matriz para a Capela do Rosário, tendo início também a Vigília Eucarística.
A Sexta-Feira Santa, 22 de abril, é dia de jejum e abstinência para a celebração da Paixão do Senhor.
Às 15 horas está agendada Ação Litúrgica, com leitura sobre a Paixão, orações solenes, Sagrada Comunhão e coleta para os lugares santos.
O cortejo fúnebre em honra ao Senhor morto sairá às 19 horas da Igreja Matriz, seguindo em procissão pelas ruas Manoel de Aguiar, Carlos Pereira da Silva Porto e Ernani Graça. Logo depois, será realizada a tradicional cerimônia de beijamento.
Às 21 horas, na Praça Rubião Júnior, os jovens da comunidade realizam encenação teatral com a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
No Sábado Santo, reservado à solene Vigília Pascal, haverá na parte da manhã visitação às sagradas imagens, recomendando-se a cada fiel observar silêncio, meditação e oração pessoal. Às 20 horas terá início a Vigília Pascal, com Celebração da Luz e as Liturgias da Palavra, Batismal e Eucarística.
A solenidade de Ressurreição do Senhor, no Domingo de Páscoa, terá início às 10 horas com celebração da Missa de Páscoa especialmente dedicada aos bananalenses ausentes, visitantes e turistas.
Às 18 horas está prevista a procissão luminosa em louvor a Jesus Cristo Ressuscitado, saindo e voltando para a Igreja Matriz após percorrer as ruas centrais da cidade.

Agradecimento e convite aos fiéis.          

     Ao final do folder que divulga a programação da Semana Santa em Bananal, o Pároco local, Monsenhor Cícero, juntamente com o responsável pela Comissão de Restauro da Igreja Matriz, Ricardo Lage, faz um extensivo agradecimento pela participação de todos nesta marcante Semana Santa do ano em que se comemora o Bicentenário da Matriz (1811-2011) e acrescenta: “Teremos ainda, durante todo o ano jubilar, vários eventos que enaltecerão esta história de 200 anos da caminhada de Fé, viva Esperança e ardente Caridade. Convido todos os fiéis a prestigiarem a programação, lembrando aos devotos que nossa Matriz está indulgenciada neste período do jubileu por decreto de Dom Benedito Beni, nosso Bispo Diocesano. Feliz Páscoa!!! O Senhor Ressuscitou verdadeiramente. Aleluia,Aleluia, Aleluia”.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.