Ferrovia de Bananal terá capítulo próprio em reportagem

  
  A série de reportagens dominicais do portal VNews, da TV Vanguarda, que trata da história das ferrovias no Vale do Paraiba, reserva um episódio inteiro para Bananal.
  No próximo domingo, 11 de setembro, a série abordará a pujança do período em que Bananal era a cidade mais importante da região, abordando tudo sobre a construção da ferrovia Bananal-Barra Mansa.
  Será a terceira parte da série iniciada no dia 28 de agosto com a reportagem explicando como o caminho de ferro chegou à região valeparaibana.
  A reportagem de hoje trata da construção da Central do Brasil, inicialmente concebida na época do Império sob o nome de Estrada de Ferro D. Pedro II. Ela retrata o traçado inicial da ferrovia que ia apenas até Cachoeira Paulista e o interesse de estendê-la até São Paulo, passando pelas diferenças de bitola (espaçamento entre os trilhos), apelidos dados às cidades em função do traçado da ferrovia e o seu reflexo desenvolvimentista.

   

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.