Bananal está incluído em Plano Preventivo da Defesa Civil.

  No final do ano passado o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a Casa Militar assinaram um contrato para identificar áreas de deslizamentos e inundações em 31 cidades do Estado de São Paulo.

  Na relação consta Bananal e outras 6 cidades localizadas no Vale do Paraíba: Areias, Queluz, Cruzeiro, Lavrinhas, Santa Branca e São Bento do Sapucaí.

  O trabalho resultará no Plano Preventivo de Defesa Civil do Estado de São Paulo. Com duração de seis meses, ele será realizado pelo Laboratório de Riscos Ambientais do IPT. Para subsidiar o gerenciamento das áreas e estabelecer parâmetros técnicos e sociais, serão utilizadas informações contidas em mapas, imagens e documentações fotográficas do Sistema de Informações Geográficas (SIG).

  As áreas de Bananal foram mapeadas nesta semana. O relatório técnico produzido pelo Laboratório conterá informações como descrição da área avaliada, quantidade de imóveis em risco, quantidade de pessoas em risco e sugestões de intervenções para minimizar ou eliminar os riscos identificados.

  Antes de Bananal, outros três municípios receberam a visita dos técnicos do IPT. Em Areias foram catalogadas uma área de deslizamento e cinco de inundação. Em Santa Branca detectaram quatro áreas de deslizamento e duas de inundação e em São Bento do Sapucaí duas áreas de deslizamento e doze de inundação.

  A presença do IPT em Bananal coincidiu com a ocorrência de pelo menos dois incidentes resultantes das chuvas. O da ponte para o bairro Laranjeiras, cuja cabeceira cedeu, e a queda do muro de um imóvel sobre uma casa vizinha, no bairro Boa Esperança.

Desmoronamento do aterro lateral na base da cabeceira direita da ponte para o bairro Laranjeiras. (FOTO: Paulo Stocc)

Postagem Anterior Próxima Postagem