Cabeceira cede com enchente e ponte para o bairro Laranjeiras volta a ficar interditada.

  
  As chuvas intermitentes dos últimos dias e o aumento do nível do rio Bananal provocaram sérias avarias na cabeceira da ponte de acesso ao bairro Laranjeiras. Em consequência, a Defesa Civil do Município voltou a interditar a rua Odorico Rodrigues, popularmente conhecida como "rua do Zezão". A parte da rua que fazia junção com a ponte ruiu com a cabeceira. Boa parte da terra utilizada na construção desmoronou causando também a ruptura de manilhas e canos. O abastecimento de água do bairro foi interrompido.

  A obra, realizada no final do ano passado, foi alvo de polêmicas em relação ao serviço executado.

  Os recursos para o projeto da ponte foram liberados pelo governo estadual através da Coordenadoria da Defesa Civil (CEDEC) em dezembro de 2011. O então prefeito de Bananal, David Morais, assinou o convênio em ato solene com o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. A parceria inicial estipulava que o governo daria R$ 245 mil e a prefeitura R$ 61 mil. Após o período de licitação, houve pedidos de aditamento e a obra foi concluída às vésperas das eleições do ano passado em meio a denúncias e reclamações de que o serviço fora mal executado.

  Dois anos antes, uma outra ponte, também construída pela administração anterior, foi levada por uma enxurrada.

  Desta vez, o problema pode estar relacionado à falta de proteção do talude. Sem o revestimento, passou a ser uma questão de tempo, e de sorte, para a pressão das águas provocarem os danos acima relacionados.

  As fotos dos estragos foram gentilmente cedidas ao blog pelo geógrafo Paulo Stocc.





Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.