Cabeceira cede com enchente e ponte para o bairro Laranjeiras volta a ficar interditada.

  
  As chuvas intermitentes dos últimos dias e o aumento do nível do rio Bananal provocaram sérias avarias na cabeceira da ponte de acesso ao bairro Laranjeiras. Em consequência, a Defesa Civil do Município voltou a interditar a rua Odorico Rodrigues, popularmente conhecida como "rua do Zezão". A parte da rua que fazia junção com a ponte ruiu com a cabeceira. Boa parte da terra utilizada na construção desmoronou causando também a ruptura de manilhas e canos. O abastecimento de água do bairro foi interrompido.

  A obra, realizada no final do ano passado, foi alvo de polêmicas em relação ao serviço executado.

  Os recursos para o projeto da ponte foram liberados pelo governo estadual através da Coordenadoria da Defesa Civil (CEDEC) em dezembro de 2011. O então prefeito de Bananal, David Morais, assinou o convênio em ato solene com o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. A parceria inicial estipulava que o governo daria R$ 245 mil e a prefeitura R$ 61 mil. Após o período de licitação, houve pedidos de aditamento e a obra foi concluída às vésperas das eleições do ano passado em meio a denúncias e reclamações de que o serviço fora mal executado.

  Dois anos antes, uma outra ponte, também construída pela administração anterior, foi levada por uma enxurrada.

  Desta vez, o problema pode estar relacionado à falta de proteção do talude. Sem o revestimento, passou a ser uma questão de tempo, e de sorte, para a pressão das águas provocarem os danos acima relacionados.

  As fotos dos estragos foram gentilmente cedidas ao blog pelo geógrafo Paulo Stocc.





Postagem Anterior Próxima Postagem