Exposição fotográfica inclui mulheres de Bananal.


  Na última semana de maio uma exposição fotográfica no Sesc Barra Mansa retratou um pouco do cotidiano das mulheres fluminenses, cariocas e bananalenses.

  O tema "Mulher" foi proposto pelo próprio Sesc à fotógrafa Valquíria Cabral, de Volta Redonda, e fez grande sucesso pelo bom gosto e qualidade das 68 fotos que atingiram o pleno objetivo de transmitir a diversidade de papéis e funções que elas exercem na atualidade, seja na condição maternal, seja no trabalho artesanal ou na atividade empresarial.

  As fotografias captadas em Bananal mostram a empreendedora Minuca em sua chácara Santa Inês e uma artesã trabalhando em crochê na Praça Rubião Júnior.

  Valquíria Cabral abraçou a fotografia há cerca de dois anos, num momento de superação a um problema de saúde. Antes era Administradora e técnica de segurança do trabalho. Decidiu fazer cursos e transformar em arte as imagens que sua sensibilidade captava através das lentes.

  A exposição "Mulher" é seu primeiro trabalho. Após o sucesso no Sesc, o trabalho está visitando outras 16 cidades.

  Bananal não está na agenda inicial, mas a fotógrafa não descarta a possibilidade se receber algum convite.

  Através de uma rede social o Blog Bananal On Line enviou a ela algumas perguntas. Além de atender gentilmente a nossa solicitação, Valquiria também nos enviou as fotos da exposição com as mulheres locais que ilustram esta matéria:

Valquiria Cabral, clicada por Fábio Bittencourt.
- Porque decidiu incluir mulheres de Bananal nas fotos de sua exposição? 
Mostrar como são produzidos belos trabalhos pelas mãos talentosas destas mulheres, Bananal tem uma riqueza forte de Arte em Geral! E na maioria delas produzida por estas mulheres encantadoras, empreendedoras e delicadas. 

- Onde, em Bananal, tirou as fotos. E como escolheu as mulheres a serem clicadas? 
Não fui intencionada a um certo local ou determinada mulher, deixei meus olhos se encantarem ao passear pela cidade. E já na Praça da Cidade, lá sentada estava uma jovem senhora a fazer tricô tão sorridente com suas mãos habilidosas. E também tive a honra de conhecer a Srª. Minuca, que faz belos Doces em compota e licores. E Também realiza um trabalho lindo com mulheres produzindo belas peças de rendas. 

- O tema da exposição foi inspirado em alguma experiência profissional anterior? 
Não! Estas fotografias foram realizadas para Homenagear as Mulheres e mostrar a diversidade social no mundo atual. 

- Que mensagem pretendeu passar através da exposição? 
O Objetivo foi estimular o pensamento feminino ampliando os horizontes no sentido de não sermos apenas corpos bonitos, mas espíritos numa evolução elegante, e reflete no exterior, também Deixarmos de sermos mulheres pelas concepções antigas para o tempo novo da mulher provedora e consciente de sua dinâmica atuação na vida moderna. 

- Se tiver um convite da Câmara ou da Prefeitura de Bananal, tem interesse que a exposição seja organizada aqui na cidade? 
Será um Prazer! Registra o cotidiano e a beleza dessa cidade!     

Postagem Anterior Próxima Postagem