"Bananal Antigo" será o enredo do Unidos da Vila em 2015.

O Bloco Unidos da Vila irá retratar a história de Bananal em seu desfile na Manoel de Aguiar no Carnaval de 2015.

Com o enredo "Bananal Antigo", o bloco homenageia o acervo histórico da cidade, destacando o período áureo dos Barões do café, a imponência de seu casario colonial, as palmeiras imperiais, os escravos e a imigração pós abolição, que trouxe chineses, italianos e libaneses para a localidade.

O enredo é o mesmo apresentado pela Escola de Samba Aprendizes de Bananal (ESAB) no final dos anos 60. Foi um marco no samba local, com o desfile lembrado até hoje pelas pessoas da época, assim como o samba-enredo, que fez grande sucesso e atravessou décadas sendo cantado em rodas de samba na cidade.

O bloco pretende apresentar um samba-enredo próprio, mas não está descartada a possibilidade de entoar o samba da ESAB como forma de homenagear a saudosa escola e seu enredo épico.

A camiseta do enredo 2015 está em fase final de elaboração. Será confeccionada com os rostos de brancos, negros e índios na altura do peito, acima de uma imagem do Solar Aguiar Valim. Os desenhos terão como plano de fundo as palmeiras imperiais e ramos de café.

Integrantes e fãs do bloco poderão comprá-las como recordação. É uma fonte de receita importante, já que o bloco não conta com recursos públicos para desfilar.

Os ensaios da bateria começam nesta segunda-feira, na Praça São Pedro, bem em frente ao supermercado Super Vila. 
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.