Incêndio fica mais intenso e já ameaça bairros de Bananal, além da Estação Ecológica


A situação do incêndio que atinge vários hectares do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Bananal, além de campos e matas fora daquela área, se agravou drasticamente neste sábado. O lado do parque em São José do Barreiro também foi atingido. 

O cenário piorou em todos os aspectos. Fortes ventos passaram a soprar na região e multiplicou o número de focos. O estado físico e psicológico dos voluntários chegou ao extremo. Eles buscam forças inimagináveis para prosseguir no desafio de combater um incêndio que a cada momento se mostra incontrolável.

Durante a manhã a situação chegou a ser considerada controlada, mas os novos focos ocasionaram chamas ainda mais intensas.

Ao longo da tarde, áudios dos voluntários relataram o agravamento da situação. Em tom desesperador, um deles relata que as chamas estavam a 3 km da cidade, numa Linha de fogo de mais de 10 km. Além desse foco, ele relatou a existência de vários outros. "Se atravessar o aceiro vai chegar nas Formigas", alerta. O bairro Cantagalo também está na trajetória do fogo.

Em outro áudio, o voluntário descreve que "uma linha de fogo faz um círculo gigante. É monstruoso". Eles também consideram que a utilização de apenas um helicóptero não está sendo suficiente.

O fogo também chegou ao Turvo, linha limite a uma área limítrofe à Estação Ecológica de Bananal. 

Ao final da tarde o clarão do incêndio podia ser visto do centro da cidade, assim como era possível sentir o cheiro da fumaça.

O Corpo de Bombeiros informou à imprensa que enviará equipes na manhã de domingo para reforçar o pequeno efetivo deslocado para a cidade há dois dias.

A população de Bananal se mostra apreensiva diante da situação alarmante.

Uma reunião está marcada para as 10h da manhã deste domingo na sede do Sindicato Rural e o convite é extensivo a todos que puderem ir. 

Há pedidos ao Prefeito Peleco para que decrete Estado de Emergência e entre em contato direto com o governador Geraldo Alckmin para a adoção de medidas efetivas junto à Casa Militar e Coordenaria Estadual da Defesa Civil para controlar o pior incêndio da história de Bananal.

Ouça abaixo os áudios gravados pelos voluntários. 

Postagem Anterior Próxima Postagem