Após temporal, moradores registram beleza da Super Lua nos céus de Bananal.



Após o medo, a admiração com um dos mais belos fenômenos astronômicos. 

Ainda sob o impacto das chuvas torrenciais de domingo, que provocaram quedas de barreira e o desmoronamento de uma casa ao longo da SP-68, além de enchente no rio Bananal que ficou prestes a transbordar, boa parte dos moradores de Bananal viveram momentos de apreensão com um novo temporal na noite de terça-feira (19/02).

Fortes rajadas de vento e quedas de luz alimentaram o medo da tempestade em muitas pessoas.

Pouco depois do temporal, com o céu limpo de nuvens, os bananalenses puderam apreciar plenamente o fenômeno da Super Lua, já previsto pelos astrônomos para o dia 19 de fevereiro.

Conforme as previsões, ontem ocorreu a maior Super Lua de 2019. E ela pôde ser vista em todas as partes do mundo que não tiveram o céu encoberto.

O fenômeno ocorre quando a lua está na fase cheia e fica a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu - ponto da órbita mais próximo do planeta. Ontem de manhã, a lua atingiu o perigeu a 356.761 quilômetros da Terra. Por volta das 19 horas, ela já parecia maior do que é habitual, tanto pelo fenômeno, quanto por estar próxima do horizonte, garantindo um efeito extra de ampliação.

Como o "pós tempestade" dissipou as nuvens mais intensas do céu de Bananal, a Super Lua clareou intensamente a cidade e foi registrada por moradores em lindas fotos, imediatamente postadas nas redes sociais.

A moradora Cláudia Melo Nogueira, da Vila Bom Jardim, fez belíssimos registros da janela de sua casa e gentilmente permitiu a publicação das fotos pela Gazeta de Bananal.



Fora do perímetro urbano, o morador César Almeida, domiciliado nas proximidades do Hotel Fazenda Boa Vista, também fez o mesmo.



Segundo dados astronômicos, no céu ao longo de fevereiro também surgirão alguns planetas visíveis a olho nu. Mercúrio ficará visível no horizonte ocidental. Júpiter, Vênus e Saturno poderão ser vistos apenas pela manhã, no oriente, momentos antes do nascer do sol.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.