Após temporal, moradores registram beleza da Super Lua nos céus de Bananal.



Após o medo, a admiração com um dos mais belos fenômenos astronômicos. 

Ainda sob o impacto das chuvas torrenciais de domingo, que provocaram quedas de barreira e o desmoronamento de uma casa ao longo da SP-68, além de enchente no rio Bananal que ficou prestes a transbordar, boa parte dos moradores de Bananal viveram momentos de apreensão com um novo temporal na noite de terça-feira (19/02).

Fortes rajadas de vento e quedas de luz alimentaram o medo da tempestade em muitas pessoas.

Pouco depois do temporal, com o céu limpo de nuvens, os bananalenses puderam apreciar plenamente o fenômeno da Super Lua, já previsto pelos astrônomos para o dia 19 de fevereiro.

Conforme as previsões, ontem ocorreu a maior Super Lua de 2019. E ela pôde ser vista em todas as partes do mundo que não tiveram o céu encoberto.

O fenômeno ocorre quando a lua está na fase cheia e fica a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu - ponto da órbita mais próximo do planeta. Ontem de manhã, a lua atingiu o perigeu a 356.761 quilômetros da Terra. Por volta das 19 horas, ela já parecia maior do que é habitual, tanto pelo fenômeno, quanto por estar próxima do horizonte, garantindo um efeito extra de ampliação.

Como o "pós tempestade" dissipou as nuvens mais intensas do céu de Bananal, a Super Lua clareou intensamente a cidade e foi registrada por moradores em lindas fotos, imediatamente postadas nas redes sociais.

A moradora Cláudia Melo Nogueira, da Vila Bom Jardim, fez belíssimos registros da janela de sua casa e gentilmente permitiu a publicação das fotos pela Gazeta de Bananal.



Fora do perímetro urbano, o morador César Almeida, domiciliado nas proximidades do Hotel Fazenda Boa Vista, também fez o mesmo.



Segundo dados astronômicos, no céu ao longo de fevereiro também surgirão alguns planetas visíveis a olho nu. Mercúrio ficará visível no horizonte ocidental. Júpiter, Vênus e Saturno poderão ser vistos apenas pela manhã, no oriente, momentos antes do nascer do sol.
Postagem Anterior Próxima Postagem