Bananal inaugura Base Descentralizada do SAMU


Foi inaugurada na última sexta-feira, 14 de fevereiro, a Base Descentralizada do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em Bananal. Localizada na rua Sônia de Oliveira (rua do Campão), a base ocupa o imóvel, agora reformado, que abrigava a creche municipal.

A solenidade contou com a presença do prefeito municipal, Carlindo Nogueira Rodrigues, do presidente da Câmara, Ednaldo Valim Cabral, vereadores, secretários municipais, dentre eles o da Saúde, Pedro Luiz Santos Fonseca, representantes da Policia Militar, lideranças religiosas, profissionais médicos e populares.

O cerimonial foi conduzido pelo próprio secretário de Saúde, que abriu os pronunciamentos. Pedro Luiz destacou o trabalho em equipe desenvolvido para a instalação da base, as dificuldades enfrentadas por sua pasta e pela administração municipal, futuras inaugurações na saúde e agradeceu ao prefeito por acreditar em seu trabalho.

Dentre os esclarecimentos sobre o programa, o secretário destacou que a maior parte dos recursos empregados na execução do serviço são provenientes do governo federal, sem onerar demasiadamente o município. 


O coordenador da Base Descentralizada do SAMU em Bananal, Adílson Veríssimo Moraes, dissertou sobre a parte técnica dos trabalhos a serem desenvolvidos. Explicou o que é o SAMU, a vinculação da base à coordenadoria geral em Guaratinguetá, o trabalho nas causas evitáveis de morte possibilitando uma sobrevida com qualidade, a política tripartite do SAMU nas esferas federal, estadual e municipal, os princípios da universalidade do SUS e o regramento a ser seguido pela equipe.

Adilson reforçou os agradecimentos a todas as pessoas que ajudaram na adequação do prédio para os serviços do SAMU, falou sobre a importância do investimento em rede e o atendimento por telemedicina. Também abordou a necessidade de conscientização sobre o SAMU e combater a incidência de trotes, que podem representar a perda de vidas. No final, Adílson transmitiu à sua equipe um recado da Coordenadora Geral em Guaratinguetá: "A Juceli disse o seguinte: nós temos a responsabilidade de transformar o pior dia de vida daquele paciente, em nosso melhor dia de trabalho. Fazendo dessa forma, teremos a certeza do dever cumprido".  


O prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues (Piá), parabenizou a todos pelos esforços empreendidos na instalação do SAMU em Bananal. Enfatizou que é um trabalho de muito tempo. "Bananal é uma cidade a 130 km (de distância) de Cruzeiro. A gente sabe a importância disso. São vidas que estão em jogo. Fico feliz pelo que a saúde tem feito, mas muita coisa precisa ser feita ainda. É uma área que precisamos atuar o tempo todo".

O prefeito abordou também a expectativa da implantação, já confirmada, de uma base do Corpo de Bombeiros no município, a ser instalada no mesmo imóvel. "Hoje demos um grande passo com o SAMU, mas já está tudo apalavrado com o Corpo de Bombeiros. Viemos aqui com o coronel Reis e Bananal, juntamente com Cunha, será um dos municípios da região a ter uma base implantada". Piá encerrou seu pronunciamento destacando a dedicação dos servidores na Unidade de Saúde. 


Primeira Equipe do SAMU em Bananal junto à ambulância do serviço.

Postagem Anterior Próxima Postagem