Paróquia de Bananal incentiva ornamentos nas casas para celebrar Domingo de Ramos



Intenção é fazer o Domingo de Ramos amanhecer enfeitado 
para celebrar a entrada do Filho de Deus em Jerusalém.
Celebrações da Semana Santa serão transmitidas pelo Facebook.


Da Redação, com informações e fotos da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Livramento 

Inspirada na criatividade de seus fiéis, a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Livramento idealizou uma inédita ornamentação nas casas dos católicos de Bananal como forma de celebrar o Domingo de Ramos na abertura da Semana Santa.

Desde o final de março, a Paróquia tem incentivado os fiéis a enfeitarem as fachadas de suas residências com um ramo nos portões, portas ou janelas para que a cidade amanheça no Domingo de Ramos celebrando a entrada de Jesus em Jerusalém.

Foi a forma encontrada para interagir com as celebrações da Semana Santa diante do necessário distanciamento social para se precaver do contágio do novo coronavírus.

Em sua página no Facebook a Paróquia deixou até modelos de sugestão para os ornamentos.



No sábado (04/04), a porta da Igreja Matriz permaneceu fechada, tendo à frente a simbólica Cruz de Penitência, envolta pelo manto vermelho. O lençol que a envolve representa o que foi usado pelos apóstolos para baixar o corpo do Cristo sem vida da cruz. O tecido é colocado em forma de "M" em homenagem a Maria, portadora do lençol.   

A cruz do penitente foi circundada por ramos para os fiéis pegarem e levarem para suas respectivas casas. Neste Domingo (5) eles estarão novamente à disposição para serem retirados entre as 8h e as 17h, no mesmo local. Eles serão abençoados virtualmente através da transmissão da missa das 18h.

As procissões e missas presenciais da Semana Santa de 2020 foram suspensas e um cronograma especial foi adequado à situação. As celebrações no interior da Igreja Matriz, sem presença dos fiéis, serão transmitidas através da rede social, pela página oficial do Paróquia do Senhor Bom Jesus do Livramento. (clique aqui para acessar)

As missas serão celebradas às 19 horas entre os dias 6 (segunda) e 9 (quinta). Nesta última, será celebrada a Santa Ceia do Senhor.

Na Sexta-feira Santa (10), dia de silêncio, jejum e abstinência da carne, haverá um Ato Litúrgico às 15 horas.

No Sábado Santo (11), os fiéis foram orientados a preparar uma vela para ser acesa durante a missa da Vigília Pascal às 19h.

O Domingo de Páscoa (12) igualmente terá sua solene Missa transmitida às 19 horas.




* Atualizada às 23h12 para acréscimo de informações.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.