Aluna do Zenóbia recebe menção honrosa em concurso internacional de desenho sobre biodiversidade


Desenho de Samara concorreu com outras 65 obras de estudantes menores de 15 anos de idade da América Latina e do Caribe

Por Ricardo Nogueira, com informações da RELLAC-Jovem

A estudante da rede pública municipal Samara Cristina Tomaz da Silva, de 14 anos, matriculada na Escola Zenóbia de Paula Ferreira, foi agraciada com Menção Honrosa e figurou na relação de vencedores do concurso de desenho sobre biodiversidade promovido pela Rede de Jovens Líderes em Áreas Protegidas e Conservadas da América Latina e Caribe (RELLAC-Jovem).

O desenho da aluna bananalense concorreu com outras 65 obras de estudantes menores de 15 anos de idade do Brasil e do exterior. Mais de 20 meninas e crianças da América Latina e do Caribe apresentaram obras durante os cinco dias do concurso.

Em manuscrito encaminhado para o jornal, Samara informou que foi incentivada a participar pelas professoras Vera e Ivonete, que a inscreveram no concurso. "Até então eu não acreditava que iria conseguir. Quando eu fiz esse desenho eu pensei nas variedades de espécies que temos em nosso bioma, como diferentes espécies de plantas, animais e também o ser humano. E tentei demonstrar isso tudo em um só desenho. Biodiversidade significa isso para mim", afirmou ela, traduzindo aquilo que buscou passar em sua obra.

No comunicado encaminhado aos participantes agraciados, a RELLAC-Jovem agradece a eles por terem compartilhado sua inspiração e amor pela natureza: "A participação de vocês nos enche de esperança de um futuro em que a sociedade reconheça e valorize nossas áreas protegidas e nossa Biodiversidade! Vocês são nossa esperança de uma sociedade mais sustentável. Para nós é uma grande honra e responsabilidade contar com Protetoras da Natureza tão jovens e comprometidas com a vida no Planeta".

Já em sua página no Facebook a organização do concurso também enalteceu a participação das meninas e crianças: "Agradecemos muito a todos e cada um de quem fez parte do seu tempo para participar. Recebemos autênticas obras de arte e estamos muito inspirados para seguir em frente com o nosso trabalho de cada dia, do nosso lugar (...) O concurso de desenhos foi um sucesso!!!".


O RELLAC-Jovem foi criado em novembro do ano passado em um evento na Reserva Natural de Paracas, no Perú. A iniciativa almeja se tornar uma grande aliança de jovens entre 15 e 35 anos engajados na proteção de áreas ambientais pelas redes sociais, grupos e outras formas de mobilizações juvenis.

Em sua apresentação na página oficial do Facebook, o RELLAC-Jovem destaca que está em processo de consolidação graças à confiança, esforço e compromisso de seus membros fundadores que se destacam na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Perú, República Dominicana, México e Venezuela.

Postagem Anterior Próxima Postagem