Bananal libera 18 monitorados e fica com apenas 1 caso suspeito. Descartados chegam a 75.


Município atinge 75 casos descartados e mantém 5 confirmados desde o início da divulgação dos boletins em março

Por Ricardo Nogueira, com informações da Agência Brasil e Governo de SP

O boletim epidemiológico de Bananal, divulgado nesta segunda-feira (25), mostra a liberação de 18 pessoas monitoradas com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. Com isso, o município fica apenas com um caso suspeito (internado aguardando resultado dos exames) e atinge 75 casos descartados desde o início do levantamento em março. 

O município registrou na semana passada seu 5º caso confirmado, sendo que 3 já estão recuperados, 1 está em isolamento domiciliar e a mulher que se encontra internada em Barra Mansa. A maioria dos descartados no boletim é residente na vila de casas onde reside essa mulher, comprovando que não ocorreu ali a disseminação da doença.

Taxa de Isolamento

Assim como os demais municípios do estado, Bananal aguarda a tomada de posição do governo estadual em relação à quarentena que se encerra no dia 31 de maio. Nesta segunda-feira (25), o governador João Doria sinalizou que deverá ocorrer a liberação "inteligente" dos setores econômicos, variável conforme a situação epidemiológica de cada região ou localidade. Para tanto, o índice de isolamento social será o parâmetro mais observado.

O percentual de isolamento social no estado de São Paulo foi de 55% no domingo (24), informou o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo estadual. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
Cruzeiro, que é referência em saúde para Bananal e Vale Histórico, atingiu 52% no domingo. O monitoramento só abrange municípios com mais de 70 mil habitantes.
Segundo estimativa do estado, a taxa mínima para diminuir a propagação do novo coronavírus e evitar um colapso no sistema de saúde é 55%. A ideal seria acima de 70%.
No último sábado (23), a taxa de isolamento social no estado foi de 51% e, no sábado anterior (16), de 50%. No domingo anterior (17), a taxa chegou a 54%. Na capital paulista, o percentual ficou em 56% no domingo anterior, em 53% no último sábado (23) e em 52% no sábado anterior (17).

Antecipação de feriados

A prefeitura de São Paulo antecipou os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para quarta-feira (20) e quinta-feira (21) passadas e concedeu ponto facultativo na sexta-feira (22) para tentar aumentar a adesão à quarentena na cidade.
O governo estadual também conseguiu que os deputados estaduais aprovassem o projeto que antecipou o feriado da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, para esta segunda-feira (25), criando um megaferiado estendido.


Postagem Anterior Próxima Postagem