Bananal libera 18 monitorados e fica com apenas 1 caso suspeito. Descartados chegam a 75.


Município atinge 75 casos descartados e mantém 5 confirmados desde o início da divulgação dos boletins em março

Por Ricardo Nogueira, com informações da Agência Brasil e Governo de SP

O boletim epidemiológico de Bananal, divulgado nesta segunda-feira (25), mostra a liberação de 18 pessoas monitoradas com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. Com isso, o município fica apenas com um caso suspeito (internado aguardando resultado dos exames) e atinge 75 casos descartados desde o início do levantamento em março. 

O município registrou na semana passada seu 5º caso confirmado, sendo que 3 já estão recuperados, 1 está em isolamento domiciliar e a mulher que se encontra internada em Barra Mansa. A maioria dos descartados no boletim é residente na vila de casas onde reside essa mulher, comprovando que não ocorreu ali a disseminação da doença.

Taxa de Isolamento

Assim como os demais municípios do estado, Bananal aguarda a tomada de posição do governo estadual em relação à quarentena que se encerra no dia 31 de maio. Nesta segunda-feira (25), o governador João Doria sinalizou que deverá ocorrer a liberação "inteligente" dos setores econômicos, variável conforme a situação epidemiológica de cada região ou localidade. Para tanto, o índice de isolamento social será o parâmetro mais observado.

O percentual de isolamento social no estado de São Paulo foi de 55% no domingo (24), informou o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo estadual. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
Cruzeiro, que é referência em saúde para Bananal e Vale Histórico, atingiu 52% no domingo. O monitoramento só abrange municípios com mais de 70 mil habitantes.
Segundo estimativa do estado, a taxa mínima para diminuir a propagação do novo coronavírus e evitar um colapso no sistema de saúde é 55%. A ideal seria acima de 70%.
No último sábado (23), a taxa de isolamento social no estado foi de 51% e, no sábado anterior (16), de 50%. No domingo anterior (17), a taxa chegou a 54%. Na capital paulista, o percentual ficou em 56% no domingo anterior, em 53% no último sábado (23) e em 52% no sábado anterior (17).

Antecipação de feriados

A prefeitura de São Paulo antecipou os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para quarta-feira (20) e quinta-feira (21) passadas e concedeu ponto facultativo na sexta-feira (22) para tentar aumentar a adesão à quarentena na cidade.
O governo estadual também conseguiu que os deputados estaduais aprovassem o projeto que antecipou o feriado da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, para esta segunda-feira (25), criando um megaferiado estendido.


Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.