Gráfico mostra a evolução dos casos confirmados de Covid-19 em Bananal.



Em 24h, surgiram 6 novos casos confirmados e 4 suspeitos. Pela primeira vez, há registros no distrito de Rancho Grande

Por Ricardo Nogueira

Completada ontem a 1ª quinzena de julho, confirma-se o viés de alta em casos confirmados de covid-19 e também de casos suspeitos em Bananal. Nos últimos 10 dias, os diagnósticos positivados ultrapassaram a barreira de duas dezenas e os suspeitos alcançaram um registro centenário. A expectativa das autoridades sanitárias do município é de que o quadro pode se agravar ainda mais.

O boletim emitido na quarta-feira (15), mostra o município totalizando 25 positivados para a doença. Destes, 8 já recuperados entre os meses de maio e junho. Os outros 17 casos confirmados foram registrados entre 5 e 15 de julho, com 2 dois deles internados e os outros 15 isolados em suas respectivas casas, fazendo tratamento.

Diante da explosão de casos nos últimos dias, a Gazeta de Bananal elaborou um gráfico mostrando a evolução dos casos confirmados. Ele apresenta os dias em que eles foram registrados, assim como os indicadores de recuperados. Com os casos positivados em azul e os recuperados em laranja nas colunas, será possível aos leitores fazerem o comparativo entre os dois indicadores em cada registro.

O gráfico da Gazeta de Bananal será atualizado regularmente com as matérias do jornal para facilitar o acompanhamento dos leitores, mostrando o conjunto das alterações sempre que ocorrerem.

O período estratificado neste primeiro gráfico abrange desde o primeiro dia de registro de um caso confirmado em Bananal (23 de abril), até o número atual de 25 contaminados mostrado pelo boletim oficial no dia 15 de julho.

Pelo gráfico é possível verificar, por exemplo, que no dia 07 de maio o município tinha 3 casos confirmados quando registrou o primeiro paciente recuperado. No dia seguinte, já eram 2 recuperados (em laranja) para 3 confirmados (em azul) na mesma coluna. Da mesma forma é possível constatar que em duas ocasiões o número de recuperados foi o mesmo de positivados. No dia 5 de junho, os 5 confirmados até então estavam recuperados, acontecendo o mesmo no último dia 3 de julho, com os oito positivados curados da doença.

Casos Suspeitos e casos Descartados

A Gazeta de Bananal irá divulgar também, nos próximos dias, um gráfico fazendo a correlação entre casos suspeitos e casos descartados, traçando a evolução desde o primeiro registro até os indicadores de 15 de julho.

Entre 14 e 15 de julho os casos suspeitos subiram de 110 para 114, com um deles internado aguardando confirmação e os outros 113 colocados em isolamento domiciliar.

Pela primeira vez, desde o início da divulgação dos boletins no final de março, foram registrados, nas últimas 24 horas, diagnósticos positivados e suspeitos de moradores do distrito de Rancho Grande. Equipes da vigilância epidemiológica estão sendo mobilizadas para fazer o levantamento dos reflexos desses casos na localidade.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.