Volume de chuva em Bananal já ultrapassa 96 mm nesta segunda-feira(7)

Com chuva intensa, volume chegou a 103 mm às 23 horas

Por Ricardo Nogueira, com informações do Cemaden e Climatempo

Dados obtidos pela Gazeta de Bananal junto ao Cemaden - Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, mostram que a Estação Pluviométrica instalada no centro de Bananal chegou ao volume de 87 mm de chuva às 21h45 desta segunda-feira, 07 de dezembro. A chuva continua a cair sobre o município e, no fechamento desta matéria, às 22h35 atingiu o total de 96,80 mm no acumulado de 24 horas.

No final da tarde já corriam pelas redes sociais imagens e áudios de moradores relatando transbordamento das águas na cachoeira da Usina e o aumento do volume da cachoeira da Água Branca. O intuito foi alertar a população ribeirinha residente às margens do rio Bananal.

No Sertão da Onça, em São José do Barreiro, fotos enviadas para o jornal mostram pontos de alagamento formados durante a tarde nas proximidades da escola local.

Por volta das 18 horas, o Monitoramento Climático Fluminense registrou 67 mm de chuva em Barra Mansa, com previsão de aumento da intensidade.

Previsão do Climatempo mostrava grandes e intensas áreas de instabilidade associadas à presença de uma frente fria estacionária na costa do Sudeste, ao fluxo de ar quente e úmido tropical persistente e à circulação de vento em níveis médios e altos da atmosfera que se espalharam entre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil na tarde desta segunda-feira.

Ao longo da tarde e da noite desta segunda e durante a madrugada de terça-feira (08) há risco de temporais, acompanhados de raios e ventania (com rajadas entre 60 e 80 km/h) em muitas áreas do interior do estado de SP, de MG, do centro-sul do ES, de GO, do DF e do centro-leste e norte de MT, inclusive nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília.

O Climatempo alerta para o risco de chuva forte e volumosa, com potencial para alagamentos, transbordamento de córregos e rios e deslizamento de terra áreas de encosta. Também há risco de queda de árvores nos eventos de temporais.

Matéria atualizada às 23h02 para acréscimo de informações

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.