Volume de chuva em Bananal já ultrapassa 96 mm nesta segunda-feira(7)

Com chuva intensa, volume chegou a 103 mm às 23 horas

Por Ricardo Nogueira, com informações do Cemaden e Climatempo

Dados obtidos pela Gazeta de Bananal junto ao Cemaden - Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, mostram que a Estação Pluviométrica instalada no centro de Bananal chegou ao volume de 87 mm de chuva às 21h45 desta segunda-feira, 07 de dezembro. A chuva continua a cair sobre o município e, no fechamento desta matéria, às 22h35 atingiu o total de 96,80 mm no acumulado de 24 horas.

No final da tarde já corriam pelas redes sociais imagens e áudios de moradores relatando transbordamento das águas na cachoeira da Usina e o aumento do volume da cachoeira da Água Branca. O intuito foi alertar a população ribeirinha residente às margens do rio Bananal.

No Sertão da Onça, em São José do Barreiro, fotos enviadas para o jornal mostram pontos de alagamento formados durante a tarde nas proximidades da escola local.

Por volta das 18 horas, o Monitoramento Climático Fluminense registrou 67 mm de chuva em Barra Mansa, com previsão de aumento da intensidade.

Previsão do Climatempo mostrava grandes e intensas áreas de instabilidade associadas à presença de uma frente fria estacionária na costa do Sudeste, ao fluxo de ar quente e úmido tropical persistente e à circulação de vento em níveis médios e altos da atmosfera que se espalharam entre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil na tarde desta segunda-feira.

Ao longo da tarde e da noite desta segunda e durante a madrugada de terça-feira (08) há risco de temporais, acompanhados de raios e ventania (com rajadas entre 60 e 80 km/h) em muitas áreas do interior do estado de SP, de MG, do centro-sul do ES, de GO, do DF e do centro-leste e norte de MT, inclusive nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília.

O Climatempo alerta para o risco de chuva forte e volumosa, com potencial para alagamentos, transbordamento de córregos e rios e deslizamento de terra áreas de encosta. Também há risco de queda de árvores nos eventos de temporais.

Matéria atualizada às 23h02 para acréscimo de informações

Postagem Anterior Próxima Postagem