Corpo de idoso em Bananal é encontrado em trilha que levava à antiga casa de seus pais

Corpo foi encontrado por um afilhado do Sr. João em uma mata (foto), à beira de um rio com cachoeira situada a poucos quilômetros de onde ele tinha sido avistado pela última vez 

Por Ricardo Nogueira

Onze dias após o desaparecimento, foi encontrado, no início da tarde desta terça-feira, 23 de fevereiro, o corpo do Sr. João Francisco da Silva, de 79 anos. Portador de Alzheimer, o idoso desapareceu no dia 12 após roçar a frente de sua casa. Ele chegou a ser filmado por uma câmera de segurança, caminhando sozinho por uma estrada vicinal, com a foice sobre os ombros.

O corpo foi encontrado por um afilhado do idoso, à beira do rio que margeia uma trilha que leva à antiga casa dos pais do Sr. João, nas imediações da Fazenda Bela Vista. "Então gente, eu encontrei... Aqui é o Tafarel da Bela Vista (Demi)... Então, eu encontrei o corpo do meu padrinho, gente. Eu "tava" procurando gado, aí encontrei ele, na beira do rio. Tá morto", relatou ele em áudio pelo WhatsApp.

Logo após a informação, o Delegado de Bananal, João Paulo de Oliveira Abreu, se deslocou para o local, que possui uma cachoeira. Horas depois, a família do idoso confirmou que o corpo era realmente dele.

Segundo relato de um morador da região à polícia, urubus foram avistados revoando o local e chamaram a atenção. Baseado no estado de decomposição do corpo, acredita-se que ele estava morto há vários dias.

A busca pelo Sr. João mobilizou dezenas de voluntários, policiais civis e militares, além de financiadores (comerciantes e profissionais liberais de Bananal) para custear a logística de busca. O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro chegou a enviar reforços e conseguiu acionar um Helicóptero Águia. A Polícia Militar chegou a trazer cães farejadores. A área rastreada tem uma extensão superior a 1.500 alqueires.


Desde o início, a principal hipótese era realmente de que o Sr. João pretendia chegar à antiga casa de seus pais, na fazenda Bela Vista. Uma leitora do jornal alega ter ouvido de uma familiar do idoso que ele vinha falando em ir "visitar o pai". O progenitor do Sr. João faleceu há muitos anos, mas um lapso de memória provocado pelo Alzheimer o fez acreditar que o pai continuava na antiga casa. E foi justamente na trilha para o lar de outrora que o Sr. João empreendeu sua última jornada.

No final da tarde, através de áudio, a família se manifestou.

"Nós, amigos e familiares da família Silva, agradecemos, de coração, todo esse empenho, de todas as pessoas que nos ajudaram, que procuraram o Sr. João. Que foram "pro" mato, "pros" riachos... que foram para todos os lugares. De coração, nós pedimos que Deus abençoe, proteja e ilumine sempre vocês. Muito obrigado. Eu sou Paulo, genro do Sr. João. Muitíssimo obrigado. Deus abençoe grandemente todos vocês..." 


Postagem Anterior Próxima Postagem