Bananal figura em 30º no ranking das Estâncias Turísticas paulistas

 

Com 68,5 pontos, Bananal está um pouco acima da metade do ranking, que é liderado por Ubatuba e tem São José do Barreiro em 42º lugar

Por Ricardo Nogueira

No mais recente ranking das 70 estâncias turísticas paulistas divulgados pela Secretaria de Turismo do estado, Bananal figura na 30ª posição, ao lado de Cunha, com 68,5 de pontuação. São José do Barreiro, com 65,5 pontos, está em 42º, junto com São Luiz do Paraitinga. Em 1º lugar está Ubatuba com 92 pontos. A tabela foi elaborada em 23 de outubro.

O ranking, realizado a cada 3 anos, foi implementado em 2015 por uma Lei estadual que causou polêmica ao retirar a garantia permanente de um município manter a titulação de Estância Turística. Os 4 últimos do ranking podem cair para a condição de MIT (Município de Interesse Turístico). O ranking também define os recursos destinados pelo governo do estado a essas cidades através de um fundo específico. Embora constantemente contingenciados por algumas gestões estaduais desde a década de 90, os recursos são essenciais para a consolidação de projetos turísticos.


O ranqueamento coordenado pela Secretaria de Turismo do Estado é validado pelo Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos baseado em quatro indicadores tabulados: 
- fluxo turístico;
- atrativos turísticos; 
- infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos; e 
- ações de turismo (normativo-institucional), sustentabilidade, acessibilidade e legislação. 

Esses critérios são aplicados a todos os municípios paulistas de maneira igualitária, além daqueles inseridos pelos municípios na plataforma digital do Inventário Turístico.

Pelo ranking atual, nenhum município da RM Vale corre o risco de ser "rebaixado" para MIT. Em 63º lugar, Tremembé é o município da região com a pontuação mais baixa, figurando 4 posições acima da linha de corte.

Das 70 cidades estâncias do estado de São Paulo, 14 são da RMVale. Na Sub-região do Vale Histórico, até agora, somente Bananal e São José do Barreiro possuem a titulação de municípios estâncias.

As posições das estâncias turísticas da RM Vale na lista são as seguintes:

Ubatuba - 1º lugar - 92 pontos
São Bento do Sapucaí - 7º lugar - 81,25 pontos
Campos do Jordão - 8º lugar - 81 pontos 
Ilhabela - 9º lugar - 80,5 pontos, 
Caraguatatuba - 16º lugar - 75,75 pontos
São Sebastião - 25º lugar - 72,5 pontos
Guaratinguetá - 26º lugar - 72 pontos 
Bananal e Cunha - 30º lugar - 68,5 pontos
São José do Barreiro e São Luís do Paraitinga - 42º lugar - 65,5 pontos
Santo Antônio do Pinhal - 47º lugar - 62 pontos
Aparecida - 55º lugar - 58 pontos
Tremembé - 63º lugar - 50 pontos

Veja abaixo a pontuação e a classificação geral das 70 Estâncias Turísticas no ranking de 2021


Postagem Anterior Próxima Postagem