Bananal apresenta dezenas de casos de conjuntivite.

   O governo de São Paulo, através da Secretaria de Saúde, admite a existência de uma epidemia de conjuntivite viral em todo o Estado.
   Em Bananal, na esteira do carnaval, dezenas de casos já foram registrados. 
   A área mais crítica na região é o litoral norte que, com  quase 2 mil casos, já está em alerta com o surto.
Os casos começaram no estado em meados de fevereiro.
Com  a volta das aulas, algumas secretarias de educação se organizam para uma campanha de conscientização sobre a doença junto ao corpo docente e aos alunos, pois a higienização é o fator principal.
As primeiras orientações são no sentido de afastar pessoas com conjuntivite de locais públicos por pelo menos uma semana.
Recomenda-se maiores cuidados na higiene pessoal, devendo-se lavar as mãos e o rosto com freqüência, utilizando apenas água e sabão. Outro ponto importante é evitar coçar os olhos. 
Para evitar mais contágios, as pessoas com a doença devem utilizar lenços e toalhas descartáveis, evitar compartilhar objetos pessoais e participar de atividades em grupo. Também não devem freqüentar piscinas e usar lentes de contato enquanto tiverem secreções nos olhos.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.