Novos profissionais do Mais Médicos chegam a Bananal.

Nesta primeira semana de março foram iniciados os trabalhos dos novos médicos do PROVAB e do Programa Mais Médicos em Bananal.

Nas unidades de saúde da família, eles já estão atendendo as comunidades dos bairros da Vila Bom Jardim, Boa Esperança, Laranjeiras e do Distrito de Rancho Grande, além da zona rural.

Após uma série de inscrições no Programa desde 2013, Bananal passou a contar com 5 médicos inseridos no PROVAB (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica) e no Mais Médicos.

Em recente participação no Jornal da Estância, a Secretária Municipal de Saúde, Sarah Bruno, detalhou como foi efetivada a aplicação destes programas do governo federal em Bananal. (ouça pelo player abaixo).

 
   
   
   


Com um início bastante conturbado pela forte rejeição da comunidade médica brasileira, sobretudo em relação aos médicos cubanos, o Mais Médicos parece estar vencendo as barreiras do preconceito.

Nas duas primeiras chamadas do Programa em 2015, 92% das 4.146 vagas ofertadas em 1.294 municípios brasileiros e 12 Distritos Indígenas já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil.

Os 3.823 médicos começaram as atividades em 1.209 municípios nesta semana, aí incluídos os dois médicos que vieram para Bananal.

Dos 757 profissionais alocados em 2ª chamada, 68% se apresentaram nos municípios portando a documentação exigida. Na primeira chamada, dos 3.936 médicos inscritos, 84% compareceram às prefeituras até o dia 20 de fevereiro. A maioria dos médicos (2.347) optou pelo benefício da pontuação de 10% nas provas de residência médica. Outros 1.476 profissionais escolheram os benefícios do Mais Médicos.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro (foto), declarou que “É supreendentemente positiva a adesão de médicos brasileiros. Em apenas duas chamadas, mais de 90% das vagas em todo Brasil foram preenchidas com profissionais brasileiros. Eles iniciam o atendimento à população que mais precisa do SUS, integrando as equipes de saúde da família".

Com a ocupação das 4.146 vagas apontadas pelos municípios, o governo federal garantirá em 2015 a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde de todo o país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas. Serão 4.058 municípios beneficiados, 72,8% de todas as cidades do Brasil, além dos 34 distritos indígenas.
Postagem Anterior Próxima Postagem