Novo foco de incêndio é debelado na parte baixa da Serra da Bocaina em Bananal


Imagens registradas pelo gestor da EEB mostram as chamas consumindo a vegetação às margens da estrada para a Bocaina

Após algumas horas de apreensão durante a noite desta segunda-feira, 12 de agosto, foi controlado um novo foco de incêndio na Serra da Bocaina detectado entre os Kms 14 e 15 da SP-247, rodovia Sebastião Diniz de Morais.

No final da tarde foi vista uma fumaça nas imediações do Km 14. Ao cair da noite, o foco de incêndio se alastrou pelas margens da rodovia até o Km 15.

Por volta das 22 horas o incêndio parecia controlado, mas ainda era intenso. Cerca de dez voluntários atenderam prontamente os pedidos de ajuda para debelar as chamas. O gestor da EEB - Estação Ecológica Bananal, Thiago José Filete Nogueira, vistoriou a área de incêndio e registrou imagens da vegetação e placas de sinalização sendo consumidas pelo fogo.

Clique no vídeo abaixo para assistir as imagens registradas por Thiago Nogueira.


Ao filmar uma placa de sinalização em chamas ele alertou: "Fica como dica para o pessoal das empresas dessas estradas não utilizar esse tipo de material, porque é altamente inflamável e dificulta muito o combate às chamas. Ele fica derretendo e pegando fogo durante horas. Isso aí pode causar um novo incêndio".

O receio inicial era de que as labaredas passassem para o outro lado da estrada e chegassem a uma extensa área de vegetação seca. O trabalho de rescaldo efetuado pelos brigadistas no Km 14 foi essencial para impedir isso, contendo o avanço das chamas.

Com o fogo controlado, a área afetada será monitorada pelos membros da EEB.









Postagem Anterior Próxima Postagem