Novo foco de incêndio é debelado na parte baixa da Serra da Bocaina em Bananal


Imagens registradas pelo gestor da EEB mostram as chamas consumindo a vegetação às margens da estrada para a Bocaina

Após algumas horas de apreensão durante a noite desta segunda-feira, 12 de agosto, foi controlado um novo foco de incêndio na Serra da Bocaina detectado entre os Kms 14 e 15 da SP-247, rodovia Sebastião Diniz de Morais.

No final da tarde foi vista uma fumaça nas imediações do Km 14. Ao cair da noite, o foco de incêndio se alastrou pelas margens da rodovia até o Km 15.

Por volta das 22 horas o incêndio parecia controlado, mas ainda era intenso. Cerca de dez voluntários atenderam prontamente os pedidos de ajuda para debelar as chamas. O gestor da EEB - Estação Ecológica Bananal, Thiago José Filete Nogueira, vistoriou a área de incêndio e registrou imagens da vegetação e placas de sinalização sendo consumidas pelo fogo.

Clique no vídeo abaixo para assistir as imagens registradas por Thiago Nogueira.


Ao filmar uma placa de sinalização em chamas ele alertou: "Fica como dica para o pessoal das empresas dessas estradas não utilizar esse tipo de material, porque é altamente inflamável e dificulta muito o combate às chamas. Ele fica derretendo e pegando fogo durante horas. Isso aí pode causar um novo incêndio".

O receio inicial era de que as labaredas passassem para o outro lado da estrada e chegassem a uma extensa área de vegetação seca. O trabalho de rescaldo efetuado pelos brigadistas no Km 14 foi essencial para impedir isso, contendo o avanço das chamas.

Com o fogo controlado, a área afetada será monitorada pelos membros da EEB.









Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.