Ano letivo 2020 começa em 3 de fevereiro, com novo calendário


Há novidades para alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio,
além de novos períodos de descanso

Da Redação, com informações da assessoria de comunicação do governo de São Paulo

Começa na próxima sexta-feira (03), o ano letivo da rede pública estadual de ensino. O retorno será marcado por um novo calendário escolar, com a introdução de dois novos recessos: um no fim do primeiro bimestre e outro no terceiro bimestre. As férias do segundo e do quarto bimestre ficam mantidas.

As principais novidades trazem atividades diferenciadas opcionais nas escolas que mais precisam e que apresentarem projetos para favorecer a aprendizagem. Além disso, terá Semanas de Estudos Intensivos para recuperar, reforçar e aprofundar aprendizagens de todos os estudantes e planejamento escolar que cumpra os 200 dias letivos, para efetivar os direitos de aprendizagem dos estudantes, potencializado pelo Método de Melhoria de Resultados (MMR).
Para o governo paulista, a nova organização dos recessos contribui para que os estudantes e professores tenham períodos de descanso ao longo de cada um dos semestres. 

Além disso, o calendário 2020 propõe Semanas de Estudos Intensivos, realizadas em momentos-chave do ano para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes. 

Para a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado, as mudanças irão fortalecer as habilidades essenciais a serem trabalhadas durante essas semanas, direcionando as ações dos professores, de acordo com as necessidades de aprendizagem de seus estudantes.

Apesar das mudanças no recesso, as férias dos professores continuam como nos anos anteriores, incluindo 15 dias em janeiro e 15 dias em julho. Essa alteração foi motivada pelo diagnóstico da pasta, baseado em evidências educacionais, que apontam que a concentração de férias em longos períodos tem impacto negativo na aprendizagem, em especial para alunos de menor renda.
Postagem Anterior Próxima Postagem