Com Facebook, "Momento Esportivo" passará para os domingos de manhã com transmissões ao vivo.

 

Estratégia de programação do canal foi alterada após Facebook permitir a Página Oficial da Gazeta de Bananal receber estrelas de avaliação para vídeos ao vivo como forma de monetização

Por Ricardo Nogueira

O Programa "Momento Esportivo", levado ao ar no Youtube pelo Canal Bananal, mudou o dia de exibição. Inicialmente programado para as 9h30 da manhã aos sábados, o "Momento Esportivo" passará a ter as suas edições semanais veiculadas aos domingos.

A novidade começará no próximo domingo, 27 de junho com o programa que tem como convidado especial o secretario de Esportes de Areias, Rafael Faustino.

O programa, com duas edições já postadas, correspondeu a expectativa de audiência para uma fase inicial e seria levado ao ar apenas pelo Youtube. Entretanto, nesta semana, o Facebook abriu possibilidade para a Página Oficial da Gazeta de Bananal receber estrelas de avaliação para vídeos como forma de monetização. Por isso, a estratégia de veiculação do programa foi reavaliada e ampliada para as duas plataformas: Youtube e Facebook.

Outro fator levado em conta para a alteração do dia de exibição é que as gravações precisavam ser feitas em dias úteis, dificultando o agendamento com os entrevistados. Agora, esses agendamentos de gravação poderão ocorrer no sábado anterior ao dia de exibição do programa.

O sistema de monetização por estrelas só é disponibilizado para os criadores de conteúdo que atingem requisitos estipulados pelo Facebook, como quantidade de minutos de visualização, carregamento de vídeos ativos ou ao vivo. A quantidade de acessos e o engajamento da página da Gazeta de Bananal permitiu isso.

O sistema de estrelas é uma forma de um usuário agradecer ou demonstrar a sua apreciação por um conteúdo na forma de um vídeo ao vivo. O usuário compra uma ou mais estrelas para o criador, e o Facebook paga ao criador uma determinada quantia, dependendo do número de estrelas que foram compradas.  

Sendo assim, os programas, mesmo os previamente gravados, terão o momento da transmissão ao vivo. O planejamento da Gazeta e do Canal Bananal é substituir as produções gravadas pelas ao vivo de forma gradual.

A monetização de estrelas abre um leque para outras formas disponibilizadas pelo Facebook que igualmente serão utilizadas paulatinamente pela Gazeta e Canal Bananal, sem abrir mão da plataforma no Youtube.  

Agradecimento

Em primeiro lugar, agradecer a todos que confiam e prestigiam a Gazeta de Bananal. Graças a vocês, que nos proporcionam altos índices de engajamento na plataforma, atingimos essa qualificação do Facebook. 

Trata-se de um feito raro para um órgão de imprensa de um município com 11 mil habitantes, mas se explica em face dos milhares de conterrâneos ou amigos de Bananal espalhados nos grandes centros urbanos, sobretudo nas regiões de Cruzeiro, Taubaté e São José dos Campos, além de São Paulo, do Sul Fluminense e Rio de Janeiro.

Muitas pessoas nos perguntam como colaborar com a Gazeta de Bananal, pois sabem que, como qualquer empresa, precisamos de recursos para manter o trabalho. Com essa possibilidade de colaboração facultativa (colabora quem puder e quiser) nosso trabalho continuará em evolução nas mídias que pretendemos oferecer para a boa informação de nossos internautas.

Como funciona a colaboração por Estrelas do Facebook

Em primeiro lugar é preciso estar assistindo uma transmissão ao vivo, pois é apenas nesse contexto que as estrelas estão disponíveis. No meio da transmissão, será possível ver a opção de “obter estrelas” na parte de baixo do vídeo. Clique nesse botão.

Existem diversas opções de preço que variam de R$ 1,44 até R$ 825,20 e, ao receber a estrela, o canal é notificado no bate-papo.

Uma janela vai se abrir com detalhes sobre a compra das estrelas e como ela funciona. Depois, o colaborador deve clicar em “comprar”.

É neste momento que você deve decidir qual é a quantidade de estrelas que você quer comprar.

Lembre-se de que o Facebook vai pagar ao criador uma quantia equivalente ao número de estrelas compradas. Sendo assim, quanto mais estrelas você comprar, maior será a "gorjeta" que você está doando.

O passo seguinte é informar, como em qualquer compra pela internet, os seus dados de pagamento, como o número do cartão, código de segurança e outras informações. Depois, clique em “pagar”. O Facebook vai confirmar a compra das estrelas e mostrar um recibo. Finalmente, clique em “concluir”.

A próxima etapa é enviar as estrelas. Para isso, você deve ir até a página da Gazeta de Bananal On Line e clicar no símbolo da estrela. Marque a quantidade de estrelas que deseja enviar e clique em “anexar”. Digite uma mensagem se quiser e clique “enter”.

Com isso, você estará colaborando para a produção de mais conteúdo informativo para a nossa cidade e região.


Postagem Anterior Próxima Postagem