Bananal é um dos três municípios da região sem risco de suspensão do Bolsa Família

Dos 39 municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, 36 possuem famílias com repasses do Programa Bolsa Família suspensos.  
Com 666 famílias beneficiadas pelo programa, Bananal figura entre os três municípios da região que não terão problemas com os repasses do governo federal. Os outros dois são Arapeí, com 193, e São Bento do Sapucaí, com 647 familias inscritas.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na região foram bloqueados os benefícios de 3.174 famílias por não terem feito a atualização de seus dados cadastrais.
O prazo para regularização expirou em 31 de outubro e quem não providenciou o exigido teve os repasses suspensos preventivamente. Agora, essas famílias terão até 30 de dezembro para procurar as prefeituras e regularizar sua situação cadastral. Caso contrário, ficarão sujeitas ao corte definitivo do benefício.
Em toda a região, o Bolsa Família contempla 80.092 familias. Desse total, o governo federal selecionou, no inicio do ano, 9.912 para a revisão cadastral.
A atualização inclui informações como mudança de endereço ou da renda mensal, aumento ou diminuição do número de pessoas da família ou a confirmação das informações gerais dos beneficiários. Ela também permite ao Ministério da Assistência Social identificar quem tem renda acima do teto exigido para participar do programa ou que deixaram de cumprir alguma exigência, como manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e a atualização de dados como renda e endereço.
Na sub-região do Vale Histórico, são 88 suspensões, sendo 52 delas em Queluz. O município é o segundo da região no número de famílias atendidas pelo programa (601) ficando atrás apenas de Bananal.
Em Silveiras, 52 familias correm o risco de perder o benefício. Em seguida vem São José do Barreiro (8) e Areias (1). 
O ministério informa que a revisão cadastral, realizada a cada dois anos, é fundamental para aprimorar o Bolsa Família, marca registrada do governo Lula.


OS NÚMEROS DO BOLSA FAMILIA NO VALE HISTÓRICO
 
                                                        Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
MUNICÍPIO
FAMILIAS BENEFICIADAS
NÚMERO DE SUSPENSÕES
Bananal
666
0
Queluz
601
52
Silveiras
372
27
S. J. do Barreiro
338
08
Areias
249
01
Arapeí
193
0



Postagem Anterior Próxima Postagem