Bananal recebe 2 respiradores mecânicos do governo estadual.


Equipamentos serão instalados na Unidade de Saúde Monsenhor Cid França Santos, abrindo novos leitos de UTI para o atendimento durante a pandemia

Por Ricardo Nogueira

O Governo do Estado entregou para a prefeitura de Bananal nesta sexta-feira, 14 de agosto, 2 respiradores mecânicos novos para atendimento de casos graves de Covid-19 no município.

Os equipamentos serão instalados na Unidade de Saúde Monsenhor Cid França Santos, possibilitando a abertura de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para o atendimento durante a pandemia e continuarão no município para outras demandas depois da crise sanitária.

Em vídeo mostrando os equipamentos que servirão à população de Bananal, o prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues e o secretario de saúde Pedro Luiz Santos Fonseca ressaltaram que o êxito obtido se deve ao trabalho da equipe local em conjunto com a regional de saúde.



Segundo o secretario, o governo estadual atendeu agora um ofício encaminhado em março e reiterado na semana passada. Ele agradeceu o empenho da Diretora do DRS-17 de Taubaté, Nádia Maria Magalhães Meireles, por intervir em favor de Bananal na liberação dos respiradores com embasamento técnico.

A distribuição é feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8,1 mil leitos do tipo. 

Há uma semana, a região do Vale do Paraíba recebeu mais 15 equipamentos, sendo 5 para o Hospital Municipal Universitário de Taubaté e 5 para o Hospital de Campanha de Taubaté, ambos no município; além de 1 para a Prefeitura de Pindamonhangaba e 4 para Hospital Municipal de Queluz.

A abertura dos novos leitos na região chega em momento crítico para os municípios do Vale Histórico. Bananal e Queluz têm registrado elevação nos indicadores desde o início de julho. 

A situação da microrregião, que tem Cruzeiro como referência, vem sendo um contraponto a outras sub-regiões, que tem registrado melhora nos indicadores.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.