Bananal recebe 2 respiradores mecânicos do governo estadual.


Equipamentos serão instalados na Unidade de Saúde Monsenhor Cid França Santos, abrindo novos leitos de UTI para o atendimento durante a pandemia

Por Ricardo Nogueira

O Governo do Estado entregou para a prefeitura de Bananal nesta sexta-feira, 14 de agosto, 2 respiradores mecânicos novos para atendimento de casos graves de Covid-19 no município.

Os equipamentos serão instalados na Unidade de Saúde Monsenhor Cid França Santos, possibilitando a abertura de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para o atendimento durante a pandemia e continuarão no município para outras demandas depois da crise sanitária.

Em vídeo mostrando os equipamentos que servirão à população de Bananal, o prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues e o secretario de saúde Pedro Luiz Santos Fonseca ressaltaram que o êxito obtido se deve ao trabalho da equipe local em conjunto com a regional de saúde.



Segundo o secretario, o governo estadual atendeu agora um ofício encaminhado em março e reiterado na semana passada. Ele agradeceu o empenho da Diretora do DRS-17 de Taubaté, Nádia Maria Magalhães Meireles, por intervir em favor de Bananal na liberação dos respiradores com embasamento técnico.

A distribuição é feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8,1 mil leitos do tipo. 

Há uma semana, a região do Vale do Paraíba recebeu mais 15 equipamentos, sendo 5 para o Hospital Municipal Universitário de Taubaté e 5 para o Hospital de Campanha de Taubaté, ambos no município; além de 1 para a Prefeitura de Pindamonhangaba e 4 para Hospital Municipal de Queluz.

A abertura dos novos leitos na região chega em momento crítico para os municípios do Vale Histórico. Bananal e Queluz têm registrado elevação nos indicadores desde o início de julho. 

A situação da microrregião, que tem Cruzeiro como referência, vem sendo um contraponto a outras sub-regiões, que tem registrado melhora nos indicadores.

Postagem Anterior Próxima Postagem