Bananal recebeu programa "Família Nação Agro" do Canal Rural com transmissão ao vivo pelo Youtube

Programa com palestras voltadas para as cadeias produtivas do leite e do corte, enalteceu as belezas naturais e históricas do município 

Por Ricardo Nogueira

Bananal recebeu na quinta-feira (21/10), a Caravana Família Nação Agro, um programa itinerante de iniciativa do Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) e o Canal Rural com objetivo de valorizar e incentivar a agricultura familiar. Transmitido pelo YouTube, o programa percorre as localidades paulistas interagindo com os produtores, levando informação e colhendo experiências para levá-las adiante.

A transmissão ao vivo foi realizada diretamente do Galpão "Fábio Meireles", do Sindicato Rural de Bananal no bairro Formigas. Com o respaldo da equipe do Sindicato Rural, o staff da produção montou o cenário dentro do galpão e recebeu convidados obedecendo as normas sanitárias. Dentre os presentes, estava o prefeito de Bananal, William Landim da Silva, autoridades, representantes da sociedade civil local e dos sindicatos rurais de outras cidades.

Na programação do evento, duas palestras com temáticas voltadas ao produtor rural: uma com o zootecnista Luis Kodel (Aumento de produtividade e rentabilidade por meio da intensificação do pasto) e outra com o consultor do Sebrae-SP, Aldo Rezende Fernandes (Estratégias de produção e manejo de leite e pasto).

O programa teve duração aproximada de duas horas. A Gazeta editou quatro trechos com referências diretas a Bananal.

ABERTURA DO PROGRAMA

O apresentador Tobias Ferraz abriu o programa destacando que "Bananal escreve um capítulo importante da história do agro brasileiro. Com 238 anos de fundação, teve o ciclo do café - da época do Império até a República - e hoje tem expressiva produção pecuária de leite e pecuária de corte também"


O apresentador destacou que é daqui a vaca Marília, da raça bovina Girolando, que alcançou recorde mundial no IV Torneio Leiteiro de Areias em 2019 (clique aqui para reler a matéria publicada pela Gazeta na época). Tobias Ferraz mencionou ainda que pecuaristas locais fazem confinamento para terminação nos trechos planos da Serra da Bocaina e exaltou a vocação turística e ecológica que fortalece o turismo rural no município.

PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE BANANAL

Chamado ao palco, o presidente do Sindicato Rural de Bananal, Adriano Fonseca Rezende, enalteceu a presença do programa e agradeceu a presença dos convidados, dos palestrantes e dos produtores rurais. Adriano falou da importância das parcerias firmadas com a FAESP e o SEBRAE, com os respectivos apoios de seus presidentes, Dr. Fábio e Dr. Tirso. Ele destacou os trabalhos do Sindicato, que através do SENAR  vem ministrando inúmeros cursos de capacitação e treinamento para os associados e produtores do município. Adriano mencionou a Feira do Produtor que será realizada todos os domingos a partir do dia 31 de outubro. "Os produtores poderão vender diretamente os seus produtos e oferecer alimentos com segurança para o consumidor, gerando emprego e renda para o setor".


Adriano ainda explicou que as palestras para o programa foram escolhidas pensando  nas duas cadeias produtivas de maior interesse da região: a do leite e a do corte. "A gente sabe que os desafios são grandes, mas a busca por novas tecnologias irá favorecer o produtor para gerar renda, agregar valor, alcançar alta produtividade e conseguir alcançar o mercado que está muito competitivo".


PREFEITO DE BANANAL

Produtor rural, além de comerciante e advogado, o prefeito de Bananal, William Landim da Silva externou satisfação com a divulgação da cidade por um programa ao vivo em rede nacional. "Há muito a se fazer pelo poder público para o incentivo ao produtor rural. Ainda não conseguimos implementar tudo o que gostaríamos, mas estamos trabalhando para melhorar no que é mais cobrado pelos produtores, que são as vias de acesso para o escoamento da produção". O prefeito informou que serão iniciadas na próxima semana as obras de recapeamento da estrada do Turvo - recém denominada "José Luiz Machado Ramos" -, importante pólo produtor do município. "Fomos contemplados também pelo Governo do Estado através do Programa Melhor Caminho, com mais 6 km de perenização de estradas rurais", acrescentou o prefeito.
 

Dr. William também enalteceu a realização da Feira do Produtor neste momento de retomada em período pós pandemia e adiantou a intenção de promover, no próximo ano, um grande evento no Dia do Município (10 de Julho) voltado ao agricultor e ao pecuarista. "Vamos fazer uma grande festa, em evento para incentivar os negócios, seja na pecuária de corte e leiteira, seja na criação de equinos que temos no município.  Teremos um evento totalmente voltado ao Agro em nossa cidade", finalizou.

PALESTRAS


Um balanço do cenário encarado pelo produtor, com alta nos valores dos insumos e aumento do custo de produção foi traçado nas palestras. De acordo com o zootecnista Luis Kodel, o pasto reflete diretamente na produtividade da fazenda em termos de carne e leite. O solo, portanto, é o maior patrimônio da fazenda. A explanação enveredou pelo controle de plantas daninhas através de roçadas mecanizadas ou manuais, a lotação do pasto na entrada da seca que deve ser reduzida, a venda de bezerros desmamados e das matrizes de descarte,  o confinamento de animais acima de 360 quilos e a venda dos animais prontos para o abate. Tudo para a manutenção do pasto disponibilizado para o gado mais saudável e produtivo do rebanho.

ENCERRAMENTO

O fechamento da edição ao vivo do Família Nação Agro em Bananal voltou a abordar as potencialidades econômicas e atrativos turísticos do município, com a exibição do vídeo produzido pela página Turismo Paulista, do governo do estado.







Postagem Anterior Próxima Postagem